O crescimento dos Núcleos de Mulheres impressiona: de 37 no ano passado para 61
O 2º Congresso Mulheres Empreendedoras iniciou, nesta manhã de sol na CIC Bento Gonçalves, com a fala da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Simone Leite. A saudação foi reveladora: 4 mil mulheres em 61 núcleos em um mantra: dar a mão para a outra e construir algo diferente.
Simone Leite enfatizou que o crescimento dos Núcleos que se multiplicaram desde o primeiro Congresso, no ano passado, (37 para 61) significa que “seguimos caminhando”. Ela atribuiu ao impacto do Congresso e enfatizou a importância de ouvir histórias desenvolvidas pelos Núcleos.
A apresentação de quatro cases de sucesso dos Núcleos de Canoas, Encantado, Horizontina e São Leopoldo, comprovou o valor de “fazer acontecer”. Todos eles aconteceram e motivaram mudanças.
Conheça os cases de sucesso:
Vitrine de Negócios
CICS Canoas apresentado por Paula Hagel
A ação do Núcleo da Mulher Empresária da CICS Canoas consistiu em eventos de apresentação e aproximação das empresas, organizados em mesas por meio de uma metodologia que fomenta negócios e networking entre os participantes.
Faça Acontecer
ACIE Encantado apresentado por Vânia Pedó e Aline Magerl
A ação consistiu na divulgação, dentro e fora do município, da exposição “Faça Acontecer”, que registrou o dia a dia das mulheres e de suas empresas, dando visibilidade para as empreendedoras. As fotos foram expostas em vários locais públicos e privados, com destaque para Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Projeto Novos Horizontes
ACIAP Horizontina apresentado por Cátia Noremberg, Josiane Schneider e Delsy Olberman
Essa série de ações da ACIAP – Horizontina envolveu oficinas, entre outras programações educativas, voltadas para jovens de 14 e 16 anos da cidade, durante os meses de junho e agosto de 2023. A temática dos eventos foi a educação financeira e a inserção ao mercado, capacitando as jovens para cuidar melhor de seu dinheiro e de sua carreira profissional.
Atitude Feminina
ACIST São Leopoldo apresentado por Maria Fuhr, Defatima Breitenbach
O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACISTSL ofereceu apoio a implantação da Cooperativa de Mulheres “Atitude Feminina”, a qual desenvolve reciclagem de materiais em São Leopoldo. Este suporte se deu com o auxílio contábil e jurídico das nucleadas à Cooperativa, fornecendo todo subsídio técnico para organização interna das cooperadas.
Homenagens
Ao final da primeira programação do Congresso, as quatro ACI’s que apresentaram seus cases de sucesso foram homenageadas pela FEDERASUL, em reconhecimento aos seus trabalhos.
fotos de Cesar Silvestro