As nove plenárias iniciaram, por Nonoai, em março, reunindo as lideranças de nove regiões, que envolveram todos municípios do Estado para colher informações sobre as necessidades regionais que serão agora destacadas num relatório a ser entregue aos governos federal e estadual
Foi no município de Santa Rosa que a FEDERASUL realizou a nona e última edição do Fórum Macrorregional deste ano. Com o evento nesta quinta-feira (06), a entidade finaliza o levantamento de Oportunidades e Ameaças Macrorregionais que dificultam o crescimento econômico das empresas e municípios.
O presidente da entidade, Rodrigo Sousa Costa, abriu o Fórum falando sobre a importância do Engajamento na Transformação das Realidades Locais. Em seguida, o vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, coordenou o levantamento que indicou como prioridade para os municípios da região as seguintes demandas estaduais: trechos de terceira pista na RS-344 entre Santo Ângelo, Giruá e Santa Rosa (projeto idealizado e pago pelos três municípios. Atualmente licitação já marcada para contratação de empresa para o projeto que ocorrerá no dia 17/07, tomada de preços 29/2023). A rota turística (Costaneira) são 214 quilômetros costeando o Rio Uruguai (demanda de estadualização da rodovia para que o DAER possa auxiliar. Corede já sinalizou estar coordenando).
Outras duas demandas, mas na área federal, foram indicadas: frente pró-duplicação da rodovia 285 entre Panambi e São Luiz Gonzaga, se estendendo até São Borja. E ainda Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da BR 472, entre São Nicolau e São Borja.
“Finalizamos com chave de ouro nosso giro pelos quatro cantos do Estado. Os Fóruns da FEDERASUL foram um grande sucesso pelo trabalho de centenas de voluntários, a quem agradecemos pela contribuição na construção de um Rio Grande mais próspero”, disse Rafael Goelzer ao acrescentar ainda que todas as cidades do Estado foram contempladas nos nove encontros que viabilizaram amplos debates.
O vice-presidente de Integração destacou ainda que serão definidas estratégias pragmáticas para que a entidade possa atingir os objetivos, sempre alicerçados pelas lideranças das Associações Comerciais. “Parabéns a todos lideranças que estiveram conosco nesta caminhada e que irão prosseguir engajados para alcançarmos os resultados concretos que todos almejam”, finalizou.
Por último, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite fez uma apresentação falando sobre “A Força da Mulher Empreendedora”, ocasião em que mostrou a importância e a relevância da participação feminina no trabalho e no empreendedorismo.
Em Santa Rosa o fórum contou com a presença dos presidentes de 18 Associações Comerciais e Industriais, além de representantes de entidades afiliadas da região, do prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei, entre outras autoridades.
Homenagem
NO início dos trabalhos, a FEDERASUL prestou uma homenagem ao vice-presidente regional, Rubi Artus expressando gratidão pelo empenho e dedicação nos 18 anos frente à vice-presidência da FEDERASUL , região da Fronteira Noroeste.
Ele recebeu uma placa com os seguintes dizeres:
“Sua trajetória no associativismo e exemplo para todos nós, um líder que transborda vitalidade, atitude positiva e altruísmo cuja paixão pelo empreendedorismo nos motiva a querer fazer mais e chegar cada vez mais longe.
A FEDERASUL reconhece e o parabeniza pelo trabalho voluntário e de extrema relevância realizado durante todos esses anos.”
A placa vem assinada pelo presidente Rodrigo Sousa Costa e encerra com uma frase de Charles H. Spurgeon: “A gratidão é o caminho mais curto para a felicidade”.
Os próximos passos do Fórum Macrorregional será reunir o relatório, das quatro demandas por fórum num só documento que será entregue aos governos federal e estadual.