FEDERASUL ouve novas demandas regionais em Caçapava

Esta edição do fórum macrorregional reuniu representantes das regiões central e fronteira oeste

A FEDERASUL realizou nesta quinta-feira (15) mais uma edição do Fórum Macrorregional. Desta vez no município de Caçapava do Sul e reuniu lideranças empresariais das regiões central e Fronteira Oeste do Estado. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Caçapava (ACIC).

Foram relatadas as demandas regionais e discutidas as formas de levar adiante as necessidades em busca de soluções. Aliás, cada região terá três demandas que serão priorizadas no relatório que será entregue aos governos, do Estado e da União.

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, abriu o Fórum falando sobre a importância do Engajamento na Transformação das Realidades Locais. Em seguida, o vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, coordenou o Levantamento de Oportunidades e Ameaças Macro Regionais que dificultam o crescimento econômico das empresas e municípios. E ainda, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite fez uma apresentação.

Representando a fronteira oeste do Estado, o vice-presidente da FEDERASUL e diretor da regional, Cristiano Friggi Carvalho apontou como prioridades as seguintes obras: a duplicação da BR-290, o asfaltamento da BR 472, entre os municípios de Uruguaiana e Frederico Westphalen e, na mesma rodovia, a aceleração das obras de recuperação da estrada entre Uruguaiana e Itaqui.

Para a região central, conforme o vice presidente da FEDERASUL e diretor da regional, Airton Leonardo Wilhelm, uma das prioridades é a estadualização e asfaltamento da ERS-347, que liga os municípios de Agudo a Ibarama, seguida pela construção de uma barragem de água no Arroio Mello, no município de Ivora para acabar com a estiagem da Quarta Colônia e, ainda o asfaltamento da RS-527 que liga os municípios de Tupanciretã e Júlio de Castilhos.

O próximo Fórum Macrorregional da FEDERASUL vai contemplar as regiões da serra e nordeste/hortênsia e acontecerá no município de Nova Petrópolis no próximo dia 23 de junho. No dia 30 de junho, o encontro será nas regionais Centro Sul e Sul/Campanha e ocorrerá em Bagé.

O Fórum reuniu lideranças empresariais ligadas a FEDERASUL, como o presidente da Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (ACCIJUC) e membro do conselho superior da entidade, Júlio Cesar Batistella, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Agudo (ACISA) e vice-presidente regional da FEDERASUL, Airton Wilhelm, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Faxinal do Soturno (ACIS), Antonio Neuri Garcia, e demais representantes.

PUBLICADO EM: 16 de junho de 2023