Litoral Norte e Vale do Paranhana debatem suas demandas

O segundo Fórum Macro Regional reuniu mais de 100 empreendedores e lideranças em Osório. Quatro grandes demandas foram apresentadas

A FEDERASUL promoveu na noite de quarta (19), o segundo  Fórum Macrorregional, que reuniu entidades da região Litoral e Paranhana. O segundo de uma série de oito Fóruns (o primeiro aconteceu em março, em Nonoai) foi realizado no Auditório Felipe Tiago Gomes, na UNICNEC e reuniu mais de 100 empresários e líderes políticos e empresariais.

Com o objetivo de levantar o cenário econômico e as demandas de cada região, o Fórum pretende reunir as questões regionais para entregar às autoridades e oferecer, junto, possibilidades de soluções. Os presidentes das Associações Comerciais da região apresentaram os pontos primordiais que podem ser otimizados para melhorar o desenvolvimento regional.

            Participaram os presidentes das ACIs de Osório, ACIO – Lucas Gehlen (representando o presidente Sérgio Madalena); CDL Tramandaí e Imbé – Marcelo Marques; ACISAP -Santo Antônio da Patrulha, Andréia Peixoto; ACICC – Capão da Canoa, Augusto Roesler Smaniotto; ACiSA Rolante, Cláudia Silvana Timmen Korpalski. Também prestigiou o evento, o deputado Estadual Luciano Silveira que se colocou à disposição para atuar como uma “ferramenta” de apoio às causas do desenvolvimento econômico e social.

            O vice-presidente da ACIO, Lucas Gehlen, deu as boas-vindas em nome do Presidente, Sérgio Madalena. Agradeceu a confiança da FEDERASUL em realizar o Fórum Macro Regional Litoral Norte e Vale do Paranhana em Osório, que também acolhe, no início de cada ano, a primeira reunião estadual da Federação. Reforçou a importância do associativismo e da cooperação para o fortalecimento da economia local, regional e nacional, dizendo que as melhores soluções são acessadas justamente na sociedade civil organizada, como é o caso das Associações Comerciais e Empresariais.

           

Na oportunidade, a Reitora da UNICNEC, Ludinara Scheffel, deu  colocou as instalações da instituição de ensino superior à disposição da FEDERASUL e suas filiadas. Em sua fala, o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, apresentou um olhar sobre o desenvolvimento econômico e social do Estado. Lembrou as perspectivas tendo como base os estudos e debates realizados em cada Regional, ouvindo e acolhendo as demandas e tornando-as coletivas.

            Enfatizou a necessidade de tornar mais acessível os recursos necessários, tanto em termos financeiros, como força política representativa organizada em busca de possíveis soluções pensadas coletivamente. “Essa é a maneira de criarmos um ambiente aberto, democrático e forte para dar vez e voz aos empresários, que fazem girar a economia e promovem o desenvolvimento econômico e social”..

           Já, o vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Rafal Goelzer, incentivou o fortalecimento das entidades lembrando que é onde está concentrada a solução para os principais problemas enfrentados. A união da iniciativa privada, com todos as suas frentes de trabalho, através das forças vivas, como as entidades empresariais, instituições de ensino superior, de fomento e lideranças políticas, permite criar um ambiente propício para os debates e tomadas de decisões.

Entre as grandes conquistas da FEDERASU, citou o Código Ambiental do Rio Grande do Sul, junto à Assembleia Legislativa e a reforma previdenciária estadual. “A entidade, com suas 180 filiadas e mais de 50 mil empresas associadas, nas nove regionais, sempre faz uma análise crítica sobre cada projeto para que no lugar certo e de forma organizada, coletiva e assertiva. Precisamos levar as demandas bem claras e as possibilidades de soluções para facilitar o processo e colher os melhores resultados para todos”, concluiu.

            O Vice-presidente Regional, Tiago Antolini, apresentou os 4 principais focos de atenção de problemas enfrentados na Regional Litoral Norte:

  1. Plano Regional de Turismo
  2. Providências para resolver o problema crítico da ponte que liga Tramadaí a Imbé
  3. Providências para resolver o problema de acesso a Capão da Canoa pela RS 407
  4. Diálogo com o Tribunal Regional do Trabalho

Como pauta do Fórum, que reuniu também empresárias que integram os Núcleos Setoriais de Mulheres Empreendedoras da Região, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, falou da importância de fortalecer cada vez mais o acesso das mulheres ao meio associativo e cooperativo. “Estou à frente do associativismo há mais de 15 anos e, no início, em reuniões nas entidades, a presença era majoritariamente masculina. Hoje já percebemos nas reuniões, um bom número de mulheres. Atualmente, são mais de 40 mulheres presidentes de ACIs, o que merece o aplauso e o reconhecimento de todos! Trata-se de 50 Núcleos Setoriais de Mulheres Empreendedoras em todo o Estado, somando mais de 500 mulheres no comando dos negócios e ajudando a construir o mundo melhor que todos almejam”, complementou.

 

Próximos Fóruns

 25/04 – Regiões Vale do Rio Taquari e Vale do Rio Pardo – Jacuí – Centro
Lajeado – 14h

 10/05 – Regiões Metropolitana e Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Rio Caí
Canoas – 19h

 18/05 – Regiões Produção, Norte, Noroeste Colonial e Alto Jacuí-Botucaraí
Passo Fundo – 18h

 26/05 – Regiões Centro Sul e Sul / Campanha
Bagé – 14h

 15/06 – Regiões Central e Fronteira Oeste
Caçapava do Sul – 19h

 23/06 – Regiões Serra e Nordeste/Hortênsias
Nova Petrópolis – 19h

 06/07 – Regiões Fronteira Noroeste e Missões
Santa Rosa – 13h

 

 

 

PUBLICADO EM: 20 de abril de 2023