A imprensa e a democracia

Imprensa e democracia foram os temas do último Tá na Mesa do ano e da gestão de Anderson Trautman Cardoso na presidência da FEDERASUL. Diretores de redação e dirigentes de veículos falaram sobre “O papel da imprensa na democracia” e ao abrir sua fala, Anderson lembrou dos múltiplos papeis desempenhados pelo jornalismo nas sociedades democráticas.

Lembrou que a imprensa é o cão de guarda dos regimes democráticos  e disse que a imprensa desvenda aquilo que está escondido e torna públicos os atos dos governantes. “É uma nobre e enorme responsabilidade que recai sobre todos os jornalistas”, enfatizou.

Lembrou que os meios de comunicação têm muitas outras atribuições destacando que o surgimento da imprensa também é uma resposta a uma necessidade dos setores produtivos. “É no momento em que o comércio se estabelece que surge a necessidade de saber o que está acontecendo além de onde a nossa visão alcança”:

– E assim, caros jornalistas, vocês se tornaram um elo essencial para nós, empreendedores, e para o desenvolvimento das sociedades modernas .

         Lembrou das bandeiras comuns como a defesa das liberdades e a busca pela transparência, além do compromisso com o desenvolvimento do Estado e do País.

         Destacou as bandeiras e realizações da FEDERASUL, focando em seu principal tema: a inovação. E para encerrar disse que a educação é outro tema importante. “Se queremos evoluir como sociedade precisamos revolucionar a educação em nosso Estado”. Enfatizou os desafios do Rio Grande do Sul e do Brasil e encerrou falando sobre a necessidade de união.

 

 

PUBLICADO EM: 14 de dezembro de 2022