A cooperativa vai lançar ofertas para clientes sênior, seguros internacionais, investir em startups e conquistar a classe AA
A trajetória da Unimed Federação/RS, que está completando 50 anos de fundação no Estado, foi apresentada no Tá na Mesa da FEDERASUL nesta quarta-feira, 23, pelo presidente Nilson Luiz May. O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS movimenta anualmente mais de R$ 8 bilhões, o que representa cerca de 10% do faturamento da Unimed nacional. Acrescentou que a cooperativa tem 1,9 milhão de associados, gera 13 mil empregos diretos e tem 15,7 mil médicos cooperados. O presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, abriu o evento, entregando uma placa em homenagem ao cinquentenário da Unimed.
Ao falar sobre o tema “Investimentos em negócios e parcerias no setor da saúde”, o presidente da Unimed Federação/RS mostrou o tamanho da cooperativa que está presente em todos os municípios do Estado e é integrada pela Unimed Operadora/RS, a Uniair – transporte aeromédico, a Central de Serviços-RS, a Unicoopmed, o Instituto Unimed/RS, a Casa da Memória Unimed Federação/RS e a holding RS Empreendimentos. “A capilaridade é uma das fortalezas da instituição” afirmou May.
Disse ainda que outro ponto forte é a credibilidade da marca Unimed, que apresenta plano estratégico centrado na ampliação da competitividade e cooperação, oferecendo soluções com foco na promoção da saúde, sustentabilidade, transformação digital, atração de talentos e qualidade de vida. Opera também com telemedicina, telepsicologia e o Projeto Acolher, que atende pacientes com Transtorno do Espectro Autista, exemplificou.
Nilson Luiz May também antecipou algumas das ações já em execução, como a venda de planos odontológicos; seguros saúde e patrimonial; e uma startup de automação para clientes. Adiantou que também está em estudo e em desenvolvimento junto ao Conselho de Administração, a criação da Sênior Living, proposta com foco na qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos, por meio de atendimento de excelência privilegiando a autonomia e a liberdade; seguros internacionais; novos investimentos em inovação e startups; além do lançamento de um Plano Premium (para a classe AA); bem como um plano de entrada para novos beneficiários.
Na sua saudação, o presidente da FEDERASUL destacou que o mercado da área de saúde é dinâmico e está aquecido. Disse que no Brasil, as despesas das famílias e instituições sem fins lucrativos chegam a mais que o dobro da média dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), alcançando 5,8% do PIB em 2019, enquanto a média na OCDE era de apenas 2,3%.
Além disso, acrescentou que a saúde é um dos setores mais inovadores, passando, atualmente, por uma verdadeira revolução tecnológica. “A chegada do 5G, por exemplo, abre um mundo de novas oportunidades no setor como as chamadas healthtechs (startups voltadas à tecnologia e saúde), que tem gerado um volume significativo de investimentos, inclusive no Brasil”, finalizou o presidente da FEDERASUL que homenageou também os 25 anos de fundação da Uniair. May retribuiu o gesto entregando a Trautman o livro dos 50 anos da Unimed no Estado.