O último painel do primeiro dia do 18º Congresso FEDERASUL falou sobre política e os Desafios para 2023. Os deputados Any (estadual) e Marcel Van Hatten (federal), foram unânimes em dizer que a difícil situação política do País, após as eleições, terá como desafio o comportamento do Congresso.
O deputado Marcel enfatizou a necessidade do Congresso retome a altivez e diga “chega” ao que está acontecendo como a censura. Já, Any Ortiz lembrou temos uma legislação consistente para debater as fake news. “O caminho que precisa ser seguido é esse: legislação forte. A maior fake news do momento foi dizer que Lula foi inocentado, disseram os deputados.
Em relação ao papel das entidades empresariais, o deputado Marcel destacou o valor do posionamento em defesa dos valores que ”estamos perdendo” no País. “O momento exige a defesa dos valores”, disse. No longo prazo, precisamos apostar em novas lideranças para fazer frente aos valores.
Já, Any Ortiz defendeu a união, a organização das lideranças políticas para que o País seja governado por quem quer que um País livre e próspero. Quanto ao papel das entidades ela disse que precisam se posicionar com clareza. “É preciso defender claramente as pautas e as bandeiras do empreendedorismo e das liberdades”.