ACIST-SL conhece o Instituto Caldeira

Hub de inovação está sediado no 4º Distrito de Porto Alegre

Nesta quarta-feira (10), a ACIST-SL promoveu, em parceria com o Sebrae Vales, uma visita guiada ao Instituto Caldeira (Porto Alegre), com o objetivo de conhecer a estrutura física e seu funcionamento como hub de negócios e de colaboração. Localizado no 4º Distrito da capital gaúcha, o Instituto Caldeira está sediado nas antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner, ocupando uma área de 22 mil metros quadrados.

“As visitas técnicas estão na agenda dos Núcleos desde antes da pandemia e estão sendo retomadas com muita alegria” ressalta Aidê Sturmer, diretora de Núcleos da Associação. E conhecer o Instituto somou os planos de ação dos núcleos de Mulheres Empreendedoras e dos Jovens Empresários, que apontaram conhecer hubs colaborativos. “Foi uma manhã de inspiração e uma oportunidade de conexões em um ambiente moderno e que transpira inovação. “A proposta de ter várias empresas em um único ambiente vai ao encontro dos objetivos dos núcleos setoriais. A visita proporcionou muitos insights para os participantes”, comenta.

Os associados foram recebidos por Matheus Ramires, do time de Novos Negócios do Instituto. Ele explicou que foi idealizado por 42 empresas de diversos tamanhos e negócios, que viram a necessidade de ter um local para a troca de conhecimentos, unindo áreas de eventos coletivos com as salas individualizadas dos residentes. Atualmente, o Caldeira abriga startups que atuam em diversas áreas, como agro, saúde, financeira; comunicação, dentre outras.

Ele explicou que na arena principal, por exemplo, ocorrem em torno de 15 a 20 talks por mês, sobre assuntos como comunicação, inovação, marketing, dentre outros. Segundo ele, há atualmente cerca de 400 CNPJs conectados ao local.

Educação – Além de oferecer uma série de serviços para os residentes, o Instituto Caldeira também tem projetos voltados para jovens estudantes da Rede Pública de Educação. Até agosto deste ano, havia 770 alunos sendo beneficiados pela Trilha da Educação. “Um dos maiores princípios do Instituto é gerar impacto social, e um dos meios é a Educação”, diz Matheus.

O Instituto Caldeira foi inaugurado em 2021, mas os prédios continuam em reforma para receber novas salas e áreas de convivência. Os associados também visitaram a área das duas caldeiras e que dão nome ao Instituto. O salão agora virou espaço de convivência e de palestras, além de um pequeno museu.


Networking – Os associados também fizeram uma rodada de apresentações na sala que o Sebrae ocupa junto ao Instituto Caldeira. A consultora Fabiane Latorre coordenou a atividade, reiterando que o local está de portas abertas para a Entidade e seus associados. “As parcerias são o norte do Sebrae e eventos como este demonstram a importância delas para as empresas”, destacou.

PUBLICADO EM: 11 de agosto de 2022