O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse ontem (10) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia tem o apoio da maior parte dos ministros do bloco econômico europeu.
“Houve uma reunião importante semana passada. O resultado é que, dos 27 ministros, 22, de maneira inequívoca, defenderam o acordo [com o Mercosul] por entenderem que ele era prioritário. Portanto, há já um consenso. A oferta do Mercosul está absolutamente finalizada”, declarou Monteiro.
O ministro evitou nomear os cinco países que permaneceriam contrários ao acordo. Ele destacou apenas que há o respaldo “de países importantes, como Alemanha e Reino Unido”.
Monteiro disse ainda que não é necessário unanimidade entre os membros da Comissão Europeia para que a proposta do Mercosul seja aceita. “Temos confiança de que vamos finalmente dar a partida no processo de acordo entre Mercosul e União Europeia, depois de 15 anos ensaiando.”
As negociações para um acordo entre Mercosul e União Europeia começaram no fim da década de 1990 e, desde então, avançam de maneira inconsistente. Em 2004, chegou a ocorrer uma troca de ofertas entre os blocos, que não resultou em acordo.
Em 2010, as negociações foram retomadas, mas a troca de ofertas agendada para 2013 não ocorreu. Para serem consideradas satisfatórias, espera-se que as ofertas desonerem de 85% a 95% do volume do comércio de cada bloco econômico.
Fonte: Agência Brasil