Compliance e Política Anticorrupção: por que sua empresa deve pensar sobre isso?
Uma das principais finalidades da implementação de um programa de compliance é a prevenção de atos que contrariem as leis anticorrupção nacionais e internacionais.
Emilia Malacarne. Membro da Comissão Permanente de Ética e Compliance da Divisão Jurídica da FEDERASUL
A captação de recursos através da plataforma de investimento coletivo e a democratização do acesso ao capital
O capital é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Contudo, o acesso ao dinheiro às empresas de pequeno e médio porte é escasso, principalmente, quando falamos de captação através da poupança de populares (mercado de capitais). Isto é, a captação através do mercado de capitais é acessível apenas às grandes empresas, o que não é a realidade do mercado brasileiro, eis que apenas 5% das empresas no Brasil são desse porte.
Renan Boccacio. Membro da Divisão Jurídica e Coordenador da Comissão de Estudos Societários da Divisão Jurídica da FEDERASUL
Crise Econômica e Equilíbrio Econômico-Financeiro do Contrato Administrativo
O tema do reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos públicos veio à tona novamente com a atual crise econômica mundial.
Assim, não resta dúvida que a crise econômica mundial desperta um problema peculiar atinente aos contratos administrativos em curso: o do reequilíbrio econômico-financeiro dessas contratações.
Maurício Gazen. Membro da Divisão Jurídica e Coordenador da Comissão de Infraestrutura da Divisão Jurídica da FEDERASUL
Seguro de vida e o planejamento sucessório empresarial
Tratar do assunto morte, para algumas pessoas, pode ser algo difícil, um verdadeiro “tabu”. Porém, no aspecto empresarial, em que o sócio é o “expert” do negócio ou o gestor da empresa, como costuma ocorrer numa empresa familiar, precisamos debater esse tema.
Jaqueline Wichineski dos Santos. Membro da Divisão jurídica e
Coordenadora Adjunta da COSEG da FEDERASUL