Os cinco anos de fundação do Observatório Social do Brasil – São Leopoldo foram lembrados pela ACIST-SL nesta quinta-feira, durante o Momento do Empreendedor. O presidente o Observatório, Eduardo Werneck, recebeu uma placa do presidente da Associação, Felipe Feldmann.
O Observatório Social faz uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:
• a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhara aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.
• a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas.
• a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.
Ou seja, os Observatórios Sociais agem de forma preventiva, no fluxo dos processos, antes que os recursos sejam gastos, conforme padrão estabelecido pelo OSB.
A ACIST-SL é uma das mantenedoras do Observatório, cujas atividades são realizadas por voluntários nas mais diversas áreas. Para se tornar mantenedor, apoiador ou voluntário do Observatório Social de São Leopoldo entre em contato pelo e-mail saoleopolo@osbrasil.org.br ou pelo telefone (51) 992053488.