Momento do Empreendedor ACIST-SL: “Estamos entrando na Era da Consciência”

 

 

A frase acima foi citada pelo diretor Executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Sthal, durante a reunião-almoço Momento do Empreendedor, realizada pela ACIST-SL nesta quinta-feira, 19. Ele refere-se ao movimento mundial Capitalismo Consciente, que está “ressetando” o modo tradicional do capitalismo, reiniciando com um olhar para o propósito acima do lucro. “O lucro, claro, é essencial, mas não sozinho. Ele vem acompanhado de práticas conscientes para não gerar impactos negativos para as pessoas e para o planeta”, explica.

Desenvolvido em 2007 pelos pesquisadores Raj Sisodia e John Mackay, o movimento Capitalismo Consciente incentiva a transformação da maneira como se realizam investimentos e negócios, estimulando os líderes a gerirem suas empresas de um modo humanizado, cuidando dos efeitos das mesmas no entorno. “Funcionários, stakeholders e comunidade passam a fazer parte de um pensamento estratégico de longo prazo”, sintetiza. Sthal, que também é líder regional do Movimento Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul, ressalta que os resultados virão no médio e longo prazo, mas os lucros serão muito maiores.

Um exemplo de Capitalismo Consciente são as cooperativas, que têm no seu DNA todos os conceitos. Um dos mais importantes é a relação umbilical com a localidade, pois atuam diretamente com pessoas e comunidades. “Cidades com cooperativas têm crescimento maior, pois elas investem nos empreendedores por CPF e não CNPJ, estimulando o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, empresarial”. Ao ter uma visão de abundância do ecossistema onde atuam, passam a atuar no modo “coopetição” e não competição, unindo esforços mesmo sendo concorrentes.

O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, destacou a importância do tema para os empreendedores. “O olhar para a comunidade faz com que as empresas escolham fornecedores e mão de obra locais, gerando um círculo virtuoso de crescimento, uma vez que a renda permanece na origem”.

O Momento do Empreendedor tem o patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Frontec, Colégio Sinodal e Datwyler.

Junto a associados e órgãos de imprensa, também prestigiaram o evento Eduardo Hartz, delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Ayrton Figueiredo Martins, delegado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, Rogério Daniel da Silva, presidente do COMSEPRO, Juliano Maciel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Andréa Guedes, diretora do SESC, Lianamar da Silveira Rosa, diretora do SENAC, Ingrid Marxen, diretora de Relações Institucionais do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Eduardo Werneck, presidente do Observatório Social de São Leopoldo.


PUBLICADO EM: 20 de maio de 2022