Nesta terça-feira, 04, aconteceu a cerimônia de posse da Reitoria, dos Diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e dos Decanos das Escolas da Unisinos. Para o quadriênio 2022-2025, a Universidade será administrada por um novo reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e pelo vice-reitor, Artur Eugênio Jacobus. O evento ocorreu na Anfiteatro Padre Werner e contou com dezenas de autoridades. A ACIST-SL esteve representada pela associada Madeleine Hilbk, que também representou a Federasul; Mariana Cardoso, vice-presidente Administrativa; Maiara Fangueiro, gerente executiva e Jane Oliveira, secretária administrativa. Mariana lembrou as diversas parcerias que a Associação mantém com a Universidade, como a elaboração do Boletim Socioeconômico Trimestral, e o suporte para a construção e consolidação das Incubadoras Tecnológicas e do Parque Tecnológico São Leopoldo, formada por centenas de empresas que geram cerca de oito mil empregos.
O evento começou com o ainda reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, passando a presidência da sessão ao Administrador Provincial e diretor presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV, Ir. Eudson Ramos, que realizou a posse de Pe. Sérgio e de Artur. Além deles, compuseram a mesa de honra o Superior Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (COMUNG) e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antônio Kuiava; e o agora ex-vice-reitor da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes.
O novo reitor ressaltou que a Unisinos tem suas raízes na cidade e no Estado e que é a partir daqui que irá contribuir para o País e ser uma Universidade global. “Fazemos bem a tarefa de compreender as tendências de transformação digital e assegurar uma jornada de aprendizagem, que garanta empregabilidade, valorização da pesquisa brasileira e a formação de pessoas que tragam esperança à humanidade”, salienta. Um exemplo das mudanças que virão é a posse do primeiro vice-reitor leigo da história da Unisinos, o professor Artur Eugênio Jacobus, da Escola de Humanidades.
Pe. Sérgio foi preparado durante três anos junto aos colegas. Além de professor e pesquisados colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design e diretor da Unidade acadêmica de Graduação, ele também atua como secretário para a Educação da Província dos Jesuítas do Brasil.
Na sua despedida, padre Marcelo disse que quatro palavras sintetizam a sua experiência ao longo da atuação na Unisinos e que deixa para os novos colegas. A primeira é a gratidão, por sinalizar o amor de Deus, a segunda é a confiança, porque unifica sonhos e projetos, seguida pela compaixão e finalmente, pela coragem. “Precisamos de um suplemento de coragem para enfrentar os desafios”. Ele concluiu que, onde estiver, levará sempre a Unisinos em seu coração. “Com quem eu estiver falando, ali estará vocês”.