Seja em grandes ou pequenas empresas, a adoção de métodos ágeis para a entrega de projetos passa por vários desafios internos. Dentre eles, a construção de um time integrado, que tenha acesso real às informações. Estes foram alguns dos conhecimentos transmitidos por Alexandre Pereira, coordenador Lato Senso da Unisinos, mentor de Startups do Parque Tecnológico São Leopoldo, empreendedor e consultor de empresas, no Momento do Empreendedor da ACIST-SL, realizado nesta quinta-feira, 16.
A apresentação completa do evento pode ser acessada AQUI.
Ele destacou que o Método Ágil está fundamentado em quatro princípios básicos, a começar pela comunicação. “A interação é mais relevante que os processos e ferramentas”. Em seguida vem a praticidade, para registrar rapidamente os resultados que irão gerar valor para o “dono” do projeto. Em seguida é realizado o alinhamento de expectativas junto à equipe. “É crucial haver um ambiente colaborativo com o “sponsor” e os desenvolvedores do projeto”. Ao final irá ocorrer a adaptabilidade e flexibilidade, respondendo de maneira ágil às mudanças que surgem ao longo do caminho.
Como exemplo de utilização dos conceitos do Mindset Ágil, Pereira cita a transversalidade dos novos cursos da Unisinos, onde os alunos passam pelo Lab Tools, com disciplinas sobre as ferramentas e metodologias, como o design thinking e o lean startup. Também passam pela Tech Experience, onde estudantes de vários cursos interagem para entregar o esboço de uma única solução.
O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Frontec, Sinodal, Vila Rica e Datwyler.