CICS CANOAS – CÂMARA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CANOAS
CADEIRA QUENTE
Criada pelo Núcleo de Jovem Empreendedor da CICS, a ferramenta Cadeira Quente ajuda, coletivamente, a resolver problemas individuais. Uma vez por mês, um nucleado é indicado para participar com seu problema, nos encontros. Ele apresenta sua dificuldade no seu negócio em qualquer área e os demais do grupo ajudam, a partir de seus conhecimentos, experiências a resolver.
Os resultados vem garantindo desenvolvimento dentro do grupo, já que soluções são apresentadas e compartilhadas pois, em muitas vezes, o problema de um também é problema de outro.
Com dinâmica mensal, o escolhido indica o próximo que vai ser informado com um mês de antecedência. O processo é ajudar na problemática do outro, num prazo de 30 minutos, o tempo da reunião. A ideia pode ser replicada para os demais Núcleos que tiverem o interesse em gerar a troca de realidades e vivência na prática do dia-a-dia do empreendedor.
ACIGRA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí
Cashback
O novo comportamento dos consumidores, a partir das resoluções sanitárias tomadas em decorrência da pandemia, foi percebida pela ACIGRA. Através de uma nova maneira de se relaciona com os clientes, a entidade colocou no mercado uma nova opção de compras, via app e celular: o cashback. O sentido foi incrementar as vendas atendendo as novas fronteiras do mercado.
Depois de realizar campanhas de venda que não deram certo, por falta de motivação, a ACIGRA se reuniu com a empresa de tecnologia Varejo UAU e criaram o app cashback, que não tem a pretensão de ser concorrente dos demais apps, mas vem funcionando muito bem como incentivo ao comércio local, conforme conta o gerente executivo da Associação, Rafael Stumpf.
“É um novo conceito de inovação, uma disruptura com processos antigos”. A base do app é ajudar e trazer vantagens aos consumidores, informando as lojas cadastradas, atalhos e clube de benefícios. O processo de venda todo é feito pelo celular. É um banco digital sem custos de manutenção.
O cashback já está sendo utilizado em outros municípios domo Garibaldi e também Madre de Deus, na Bahia. Em Gravataí já são 70 estabelecimentos credenciados, com uma média de 4% de cashback e mais de 1000 clientes com app instalado. A ideia deu tão certo que vai trazer mais serviços como delivery e novas funcionalidades.
Um dos retornos que a implantação do app cashback vem trazendo à ACIGRA vem através do incentivo ao associativismo, no fortalecimento da imagem, nos ganhos com as transações e nas receitas recorrentes.
ACIM MARAU – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL, SERVIÇOS E AGROPECUÁRIOS DE MARAU
Modernização do processo de gestão, estruturas físicas e posicionamento de atuação da ACIM
A inovação definiu um novo processo de gestão na entidade que veio junto com a modernização das estruturas físicas, na marca e, sobretudo, nas relações com os agentes estratégicos que são referência na nova economia. Primeiro impacto: relutância pelo novo que foi superado pela implementação das ações previstas no planejamento, nos conceitos de profissionalização, integração e engajamento propostos pela diretoria.
Os resultados foram sendo colhidos durante a pandemia, através das soluções encontradas e pelos posicionamentos da entidade que fortaleceram o empreendedorismo e valorizaram a sustentabilidade. Tudo compartilhado com a sociedade através de ações conjuntas para fomentar a retomada econômica e conectar a cidade com a nova economia.
Os resultados alcançados vieram através de novos associados e com as demais entidades públicas e privadas. O processo terá continuidade via novas ações público-privadas na região e na consolidação de um HUB de Inovação.