As Perspectivas Macroeconômicas e Tendências da Nova Economia foi o tema do primeiro painel do 17° Congresso FEDERASUL.
Com a intermediação do vice-presidente de Economia da Federasul, Fernando Marchet, o empresário Salim Mattar abriu o debate se declarando otimista com relação ao futuro do Brasil. Ele disse acreditar que se não este governo, o próximo deverá promover os ajustes necessários para colocar a economia no rumo certo.
O empresário entende que somente um governo liberal, que permita que o mercado trabalhe, poderá fortalecer o capitalismo e reduzir os índices de pobreza e desemprego que atingem milhões de brasileiros. “Isso acontece porque o governo se agigantou e não por falta de arrecadação”, acrescentou. Mesmo assim, Salim Matar entende que é viável investir no Brasil. “Temos mercado e oportunidades”, finalizou.
Autor do livro “O Poder da China”, o partner da 3G Radar, Ricardo Geromel, relatou como o país asiático saiu da condição de fabricante de produtos de baixa qualidade para uma super potência e inovação e tecnologia. Geromel contou que foram necessários muitos investimentos em tecnologia, foco absoluto em estudos e empreendedorismo de massas. “Para se ter uma ideia, em 2015 mais de 13 mil empresas foram criadas por dia.
O empresário disse não ter dúvidas de que a China se tornará a maior economia do planeta nos próximos anos, e atribui isso também à sua pujança sem precedentes.