Encontro da Comissão Permanente de Ética e Compliance (COPEC) da Federasul discutiu as regras para se obter certificação ISO 37002
A FEDERASUL realizou, por meio de sua Comissão Permanente de Ética e Compliance (COPEC), uma reunião aberta com o tema “ISO 37002 – Sistema de Gestão de Denúncias”. O evento online transmitido pelas redes sociais da entidade contou com o a presença do Diretor Executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão (ATSG), Rogério Meira.
Participaram, pela COPEC, a coordenadora, Eliana Herzog; o adjunto, Marcos Fraga, além dos membros da Mariluci Shaffer, Luciane Rache, Renata Bonet, Caroline Barboza, Niris Cunha.
A ISO 37002 delimita diretrizes para a implementação de canais de denúncias, canais de ética e investigações internas dentro das empresas. O assunto volta à tona do empresariado mundial após a publicação da norma ISO 37000 neste ano.
Meira contou uma breve história das normas semelhantes que tratam de compliance, bem como introduziu o assunto de gestão de denúncias. O especialista discorreu sobre o escopo, a abrangência e alcance das normas, bem como toda a problemática da organização que deseja implementar o modelo ISO para estandardização dos processos internos de denúncias, de maneira a fazê-lo funcionar.
Deste modo, ele explicou, a segurança e confiabilidade dos meios por onde os colaboradores poderão apresentar suas queixas ou denúncias cometidas por outros membros se demonstra positiva.
De acordo com Meira, “tudo o que entrar neste tipo canal é capaz de trazer aprendizado para a organização sem a menor sombra de dúvida”. Deste modo, a padronização global que a ISO propõe contribui para o desenvolvimento da empresa, para resolução de conflitos cotidianos ou processos.