Meeting Jurídico discute governança societária

Evento online recebeu dois especialistas para tratar da importância da modalidade na administração das empresas

Na edição de setembro do Meeting Jurídico da FEDERASUL, especialistas discutiram o tema “Governança societária: por que é importante para as empresas?”. Presentes o diretor executivo do Centro Clínico Gaúcho, Fabio Bernal Rosseto e a gerente administrativa da Paraboni  Multiferramentas, Priscila Bolume Paraboni.

O Meeting foi coordenado pelos mediadores Renan Boccacio, da Comissão Permanente de Estudos Societários e Caroline Barboza, da Comissão Permanente de Ética e Compliance – COPEC – ambos da Divisão Jurídica da FEDERASUL.

O diretor executivo do CCG contou aos espectadores sua história e experiência profissional com Governança Societária. Para o especialista, o estabelecimento de governança nas empresas é um divisor de águas e maximiza o crescimento da empresa. Como exemplo, Rosseto citou o estabelecimento de um Conselho de Administração contando com a contribuição dos fundadores da empresa, além de demais sócios minoritários. “A governança foi estabelecida na CCG, nesta fase, para ser a base fundamental de crescimento da companhia”, disse o administrador, apontando que a modalidade de organização empresarial é recente na empresa

Após, Priscila Paraboni estabeleceu algumas diferenças na companhia de sua família em relação à CCG. Cláusulas especiais que dispunham sobre a organização e composição dos sócios, além da entrada e saída deles. “A governança vem acontecendo ao longo do tempo principalmente na regularização de contratos da empresa”, afirmou. A executiva salientou também o quanto esse processo é elementar para a sustentabilidade econômica da empresa.

PUBLICADO EM: 30 de setembro de 2021