PRÊMIO VENCEDORES DO AGRO E ELAS NO AGRO

Discurso do presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, na cerimônia de entrega do Prêmio Vencedores no Agro e Elas no Agro, na noite desta quinta (09).

Leia a íntegra:

Hoje é um dia muito especial para nós, da FEDERASUL! É o dia em que reconhecemos aqueles que produzem, no campo ou fora dele, grande parte da riqueza de nosso Estado através do agronegócio!

Cenário

  • Onde quer que andemos no Brasil, veremos um agronegócio forte. E em grande parte com a importante contribuição de gaúchos. Não é à toa que Santa Rosa, na região Noroeste do Estado, é considerada o berço nacional da soja (aliás, abraço a nossa filiada ACISAP). Isso porque dezenas de famílias partiram de lá, e de tantos municípios de nosso Estado, para outras regiões do país, a fim de cultivar o grão, que hoje é um dos principais motores da economia brasileira.
  • Temos uma pecuária destacada, com genética espetacular, que faz com que a carne gaúcha atinja patamares de excelência, capazes de satisfazer os mercados mais exigentes. 
  • E uma cadeia industrial e de serviços que dá o suporte necessário aos nossos produtores, contribuindo com o desenvolvimento da economia nos 497 municípios gaúchos. 
  • Essa pujança é comprovada em números. Lançada dias atrás, na Expointer, a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021 aponta que o valor bruto da produção agropecuária soma, por ano, R$ 91 bilhões no Estado.
  • Se acrescentarmos a essa soma os setores de serviços e indústria ligados ao agro, chegaremos a cerca de R$ 189 bilhões movimentados por ano. Ou seja: aproximadamente 40% do PIB gaúcho.
  • E é importante recordar que o avanço até chegar a esse patamar se deve, em grande medida, à inovação, à tecnologia que elevou a produtividade média ao longo dos anos.
  • Segundo dados da Embrapa, entre 1975 e 2015, os avanços tecnológicos foram responsáveis por cerca de 60% do crescimento bruto da produção agrícola brasileira. De importadores de alimentos, passamos a um dos principais fornecedores mundiais.

Produtividade em alta

  • Neste 2021, ano da necessária retomada econômica, o desempenho do agro segue sendo motivo de muito orgulho no Estado. 
  • Na soja, a colheita atingiu o recorde de mais de 20 milhões de toneladas, representando 15% do volume colhido em todo o país. 
  • Nossa safra de arroz rendeu mais de 8 milhões de toneladas, representando 72% da produção nacional. 
  • A produção de milho cresceu, a produção de trigo também e os abates de bovinos, suínos e aves seguem dentro da média. 
  • Para o mercado da carne, aliás, importante recordar que as perspectivas futuras são muito boas, já que, em maio, o Rio Grande do Sul foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que amplia os mercados internacionais que podem ser alcançados. 

Os desafios

  • Mas mesmo com resultados tão expressivos, o agro gaúcho ainda tem muitos desafios. 
  • Os mesmos agricultores que colheram mais de 20 milhões de toneladas este ano, tiveram uma quebra de 45% na safra anterior, devido aos efeitos da estiagem. A alternativa para as nossas lavouras, nesse caso, está na irrigação. Mas o problema é que ela avança pouco em razão de entraves burocráticos, como o licenciamento ambiental, questão que precisa ser enfrentada
  • Além disso, existem problemas na infraestrutura que prejudicam o escoamento de nossa produção, encarecendo o preço dos fretes, afetando nossa competitividade e aumentando a insegurança nas rodovias.
  • Nesse aspecto, reiteramos os cumprimentos ao Governo do Estado pelo arrojado plano de concessões e melhorias proposto para o Rio Grande do Sul, que há décadas carece de investimentos em infraestrutura, o que limita nosso desenvolvimento.
  • Em relação ao tema, ainda, destacamos que, no primeiro semestre do ano, a FEDERASUL realizou um projeto que denominamos “Jornadas de Integração”, ouvindo lideranças empresariais de todo o Estado, com o objetivo de identificar as ações prioritárias para a solução dos problemas de infraestrutura do Rio Grande do Sul.
  • E não resumimos o trabalho apenas a esse amplo mapeamento, que envolve o âmbito federal, estadual e municipal, mas também entregamos o resultado, em mãos, ao Presidente da República e ao Governador do Estado, além de diversas outras autoridades, cobrando as ações, cuja implementação seguimos acompanhando.
  • É uma forma de a FEDERASUL contribuir para que o nosso Estado possa incrementar sua atividade produtiva, retomando o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda para todos os gaúchos.
  • E justamente nesse sentido, aproveito para, de público, reforçar nosso pleito ao Governador do Estado de que não proponha nova prorrogação das alíquotas majoradas de ICMS, permitindo o retorno, assim, para 25% das alíquotas incidentes sobre itens essenciais como energia elétrica, gasolina, álcool e comunicação, bem como a retomada da alíquota básica de 17%.
  • Os setores produtivos já deram sua parcela de sacrifício para a reestruturação financeira do Estado! Agora é hora de o governo estender a mão a quem produz e gera riquezas e foi profundamente afetado pelos impactos da pandemia. 
  • Entendemos que a forma de promover o desenvolvimento econômico é por meio da redução de carga tributária. É assim que geraremos renda e empregos. Tirando o peso das costas do contribuinte e elevando nossa competitividade.
  • É por isso que, como representantes do setor produtivo, também estamos vigilantes e engajados na luta por uma verdadeira reforma tributária para nosso país. Uma reforma que simplifique o nosso sistema, estabeleça regras claras, reduza os conflitos entre fisco e contribuintes e incentive nosso desenvolvimento econômico e social.
  • Da mesma forma, apoiamos privatizações e concessões que ampliem investimentos privados em setores essenciais, de modo a viabilizar as necessárias obras de infraestrutura e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.
  • Além de tudo isso, desde o início do ano, a Federasul tem trabalhado para ampliar o debate sobre inovação e transformação digital em nosso Estado (aliás, realizamos hoje nosso evento a partir da Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, um de nossos principais núcleos de inovação). Acreditamos que trabalhando juntos: governo, universidades, polos tecnológicos e empreendedores, conseguiremos enraizar no Rio Grande do Sul a cultura da inovação e fazer com que nosso Estado seja uma referência nessa área, inclusive colhendo ainda mais frutos para o agronegócio gaúcho.

Os prêmios

  • Temos desafios, temos problemas, mas estamos trabalhando arduamente para superá-los e a data de hoje, senhoras e senhores, serve para celebrarmos o trabalho bem feito, que já gera resultados, superando todas as dificuldades. 
  • É justamente para reconhecer a excelência que vem do campo, que há nove anos criamos o Prêmio Vencedores do Agronegócio. Mais recentemente, há cinco anos, criamos o Prêmio Elas no Agro, valorizando a diversidade e a participação da mulher no agronegócio.
  • Neste ano, alcançamos o recorde de inscritos nessas premiações, com mais de 50 cases que foram detalhadamente analisados por nossa qualificadíssima comissão julgadora, a quem aproveito para agradecer pela dedicação e comprometimento com nossos prêmios.

Os agraciados

  • Entre os agraciados, veremos a força da agroindústria familiar no nosso Estado. Veremos uma referência nacional e internacional em qualidade e tecnologia oriunda de nosso Rio Grande do Sul. E veremos exemplos de sustentabilidade, em consonância com as ações de gestão desenvolvidas nas principais organizações do país e do mundo. 
  • Em nossa agraciada com o 5º Prêmio Elas no Agro, teremos a oportunidade de reconhecer exemplo de mulher que faz a diferença na produção agropecuária gaúcha. 
  • São reconhecimentos a quem contribui com a produção e entrega de alimento na mesa dos gaúchos.
  • Aqui estão pessoas comprometidas com a excelência naquilo que fazem. Que empregam as melhores técnicas de gestão. Que inovam, que estudam o mercado e as transformações da sociedade. Que entregam valor e que geram novas oportunidades. 
  • Aqui está o Rio Grande que dá certo e que nos enche de orgulho! 

Parabéns a todos vocês! Parabéns ao agro gaúcho! Muito obrigado, em nome de nossa FEDERASUL

Foto da Agência Preview/Jefferson Bernardes

 

PUBLICADO EM: 9 de setembro de 2021