Jovens Empresários: Dicas importantes para quem está iniciando seu negócio

Abrir seu próprio negócio exige cuidados iniciais muito importantes para o empreendedor, pois eles serão o divisor de águas para seu sucesso e continuidade. E para ajudar neste caminho, o Núcleo de Jovens Empresários da ACIST-SL promoveu um evento on-line no dia 31 de agosto, apresentando uma série de dicas e conselhos. O conteúdo está disponibilizado no canal YouTube da entidade e pode ser acessado gratuitamente. 

ACESSE AQUI

A apresentação foi realizada pelos nucleados Eliézer Brasil, Isadora Pavoni e Patricia Parnow e contou com as boas-vindas de Aidê Stürmer, vice-presidente de Serviços da ACIST-SL e presidente do Conselho de Núcleos da Associação.

Formalização – Dentre as principais dicas estão a atenção para a formalização da empresa, uma vez que há três conceitos que precisam estar claros, que são a Natureza Jurídica, o Enquadramento e o Regime de Tributação. O enquadramento da empresa ocorre de acordo com o faturamento. Os existentes hoje são MEI, ME, EPP, Médio Porte e Grande Porte. “Estas escolhas farão total diferença para o gestor”, assinala a contadora Patrícia Parnow. Também é preciso definir o nome da empresa e seu capital social.

Contratos – Já a advogada Isadora Pavoni alertou sobre os cuidados quanto aos contratos, seja o social, que aponta a realidade do negócio, quanto os de prestação de serviços e de trabalho. As cláusulas devem indicar claramente as atividades e as responsabilidades de cada integrante.

Marca – Ter atenção para o registro da marca também foi ressaltado, pois ela pode ser registrada por outra pessoa. “Pode haver perda de clientes, prejuízos no marketing se não houver registro legal no INPI”.

Controles – O controle financeiro é um dos principais pontos de atenção para as empresas que estão em início de atividade. Segundo Patrícia, este é o coração da empresa. “É fundamental ter registro de contas a pagar e receber. Assim como planejou o capital social, o empreendedor precisa saber o que vai entrar e sair de recursos financeiros”, aconselha, uma vez que, registrando contas a pagar e a receber, será mais fácil avaliar o futuro da empresa. “Ao controlar as informações, teremos previsibilidade”. Ela aponta ainda que a mistura patrimonial entre pessoa física e jurídica é um dos principais gargalos de quem inicia uma empresa própria. “É importante definir um salário inicial e colocar no planejamento orçamentário. Somos também funcionários da nossa empresa”.

Definição de metas – O cuidado com o faturamento permitirá que sejam definidas metas financeiras para que a empresa possa crescer.  “Esta definição vem da análise junto aos sócios e equipe e torna-se estratégica”.

Planejamento – O planejamento orçamentário, por sua vez, define valores por períodos curtos que servirão para analisar as áreas econômica e financeira, observando se houve de fato lucro e dinheiro em caixa. “São níveis de tempo diferentes. Nem sempre dinheiro em caixa é sinônimo de lucro”, ressalta Patrícia.

Sobre o Núcleo de Jovens Empresários – O Núcleo faz parte do Programa Empreender, iniciativa da CACB e do SEBRAE, cuja ideia básica é apoiar as empresas de um mesmo segmento organizadas em grupos. O objetivo do Núcleo é representar os jovens empresários associados e apoiá-los nas suas atividades empresariais, visando promover o empreendedorismo jovem e incentivar a adoção de modelos empresariais baseados na inovação, investigação e desenvolvimento.

Atualmente, a coordenação é realizada por Patrícia Pereira de Mattos Parnow (Douti Contabilidade) e Andreia Silveira (In Focus Coaching & Consultoria).

A lista completa dos integrantes pode ser acessada AQUI

PUBLICADO EM: 3 de setembro de 2021