Entidade recebeu representante do banco de fomento durante seu encontro
Na reunião de integração deste mês, realizada nesta quarta (14), com mais de 60 representantes de Associações Comerciais do Estado, a FEDERASUL ouviu o superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Paulo Raffin, que falou sobre incentivos aos de crédito disponíveis para fomento de investimentos para as empresas gaúchas.
Abrindo o encontro, saudaram e fizeram breves comentários sobre a situação atual das ações promovidas pela entidade o presidente Anderson Trautman Cardoso; e os vice-presidentes de Integração, Rodrigo Sousa Costa, da Micro e Pequena Empresa, Rafael Goelzer, e de Infraestrutura, Carlos Bacchieri.
Após, os relatos de alguns dirigentes das ACI’s, que falaram sobre as dificuldades financeiras vividas ne periodo da pandemia, expectativa de melhora da economia do Estado, bem como as recentes ações que a FEDERASUL desenvolveu para busca de soluções para os problemas econômicos do RS, como a entrega de um plano de obras de infraestrutura em todas as regiões gaúchas. Seguindo a participação das ACI’s para relatos das ações individuais das regionais no sentido da defesa do setor empresaria, a ACICAN, de Canguçou, apresentou suas medidas durante 15 minutos.
BRDE À DISPOSIÇÃO DO EMPRESARIADO GAÚCHO
Em seguida falou o Superintendente do BRDE, Paulo Raffin, que substituiu a presidente do banco, Leany Lemos. Em sua apresentação, Raffin deixou claro logo de início a intenção do BRDE de contribuir para a economia do Estado, por meio do crédito disponível no banco que, segundo ele atinge cerca de R$ 1 bilhão.
Segundo Raffin, o BRDE também conta com linhas para pequenas e médias empresas. Não somente, o banco também opera – além de montantes próprios – outras linhas, como do Banco de Desenvolvimento Nacional (BNDES).
O superintende do BRDE demonstrou números do banco, bem como uma baixa taxa de inadimplência, a amplitude de sua operação nos três Estados da região sul, mais o Mato Grosso, reiterando operações disponibilizadas até para micro empresas dos mais diversos setores.
Ao final do evento, o vice-presidente de economia da Federasul, Fernando Marchet, fez uma tradicional apresentação da situação econômica mundial com ênfase no Estado e no País, demonstrando em gráfico e número a perspectiva de melhora da economia mundial.