A Associação Comercial de Porto Alegre promoveu a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho. O evento aconteceu no Palácio do Comércio, sede da entidade, de forma híbrida, com a participação de um número restrito de convidados presenciais, devido aos protocolos sanitários, e com transmissão pelo Facebook e YouTube da entidade. O prêmio tem como objetivo reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e colocaram a cidade como protagonista, bem como homenagear em vida um dos mais relevantes empreendedores do Brasil, o empresário gaúcho Paulo Vellinho.
O prêmio, que será anual, contou em sua primeira edição com oito categorias: Marketing e Comunicação, Inovação e Tecnologia, Empreendedor, Empreendedorismo, Comércio, Serviços, Turismo e Política. Além destas, houve uma categoria surpresa, chamada “Fora da Curva”, que foi revelada no final da premiação, que agraciou Analisa Brum, diretora-presidente da Agência HappyHouse.
Com uma longa e empreendedora trajetória de mais de 60 anos, o Paulo Vellinho, que leva o nome do prêmio da ACPA, participou ativamente do processo de industrialização do País neste período. Entre os destaques de sua caminhada profissional está a liderança à frente da Springer, a partir dos anos 50, empresa vencedora num competitivo mercado, mesmo localizada no extremo Sul brasileiro.
O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, revelou ser de longa data e muito forte sua relação com o homenageado. “Ele é um dos responsáveis por eu ter me tornado um empreendedor. Trabalhei com ele por muitos anos e, neste período, aprendi que, para ser empreendedor, é necessário coragem, acreditar em si mesmo e não temer o futuro”, disse. Para Pereira, é fundamental incentivar e divulgar aqueles que investem, inovam e progridem, mesmo em períodos de adversidade como o da pandemia. Ter coragem de seguir, ousadia de se reinventar e continuar trabalhado pelo desenvolvimento é a razão da entrega do prêmio aos diversos empresários agraciados, sustenta o empresário. “Essa primeira edição do Prêmio ACPA é especial, pois reconhecemos empresas e empresários que sobreviveram, que reinventaram seus negócios e, mesmo diante de tantas dificuldades, venceram e continuam vencendo”, destacou.
“O prêmio com o qual estou sendo agraciado pela ACPA aos meus quase 94 anos, se constitui em um dos momentos mais importantes da minha história, e é mais uma demonstração da importância da surpresa, pois o mesmo não constava no meu script”, observou. Vellinho, que agradeceu a todos os que participaram da construção do prêmio.
Confira os vencedores da 1° edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho:
Comércio – Carmen Ferrão (Sócia-Superintendente do Grupo Lins Ferrão)
Empreendedor – Ricardo Gonçalves (Diretor de Projetos da Inventoall e Idealizador da Comidaria Posati&Aromi)
Empreendedorismo – Kátia Dornemann e Denise Borges (Gestoras do Projeto A Zona Sul é a Minha Praia)
Inovação & Tecnologia – Jorge Luis Nicolas Audy (Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TecnoPUC)
Marketing & Comunicação – Fabiano Rheinheimer (Proprietário do Cafeína & Gasolina)
Política – Ricardo Gomes (Vice-prefeito de Porto Alegre)
Serviços – Luis Humberto Villwock e Marcus Coester (Fundadores do Movimento Brothers in Arms)
Turismo – Pontal (Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB PAR)
Fora da Curva – Analisa Brum (diretora-presidente da Agência HappyHouse)
O Prêmio ACPA Paulo Vellinho tem como patrocinadores: Arroz Prato Fino, Grupo Galeazi, Sicoob e Icatu.