AGV, CDL Porto Alegre, Fecomércio, Federasul e Sindilojas Poa discutiram medidas para facilitar o acesso ao crédito
O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas/RS) promoveu na noite desta quarta-feira (10) mais uma edição do “Conexão Heinze”, por meio de sua fanpage. O debate desta semana abordou os impactos da pandemia na economia brasileira, bem como as medidas de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte, via concessão de linha de crédito subsidiada pelo Governo Federal, como o PRONAMPE.
Primeira a falar no painel, Simone Leite, presidente da FEDERASUL, reafirmou o que já se tornou uma bandeira da Entidade, que é a facilitação do acesso à linhas de crédito para capital de giro junto às instituições financeiras, tanto públicas quanto privadas. Segundo ela “o excesso de burocracia e de comprovação de garantias reais estão inviabilizando esse “socorro” às empresas”, que em virtude da quarentena, já estão sem capital até para honrar o pagamento de rescisões.
A presidente fez um apelo, que foi acompanhado pelos demais líderes presentes no encontro, solicitando ao parlamentar que haja algum plano de desoneração da folha, pois “somente com a redução dos custos da folha de pagamento, a classe empresarial poderá voltar a contratar. Caso contrário o número de desempregados e a arrecadação de impostos irão atingir recordes negativos históricos”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, defendeu a desoneração e, também, modificações profundas nas legislações tributária e trabalhista. O senador propôs que as Entidades sirvam de ponte entre seus associados e as instituições financeiras, sendo as Federações responsáveis por tratar as partes técnica e burocrática que envolvem a tramitação da concessão do crédito.
Na próxima semana deve acontecer uma live para ouvir e oficializar essa sugestão [parceria entre Entidades e bancos] aos superintendentes de instituições de crédito federais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), no Rio Grande do Sul, além de Banrisul, SICREDI, SICOOB, BRDE e BADESUL.
Participaram do encontro o presidente da AGV, Sérgio Galbinski, da CDL Porto Alegre, Írio Piva, Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, o assessor Parlamentar da FECOMÉRCIO, Lucas Schifino e os presidentes da FEDERASUL e FECOMÉRCIO, Simone Leite e Luiz Carlos Bohn, respectivamente.