O último painel do Congresso da Federasul, desta sexta-feira (25), abordou por meio de três cases empresariais, alternativas que possibilitam o sucesso nos negócios. Sob mediação da presidente Simone Leite, dividiram o palco: Breno Strussmann, diretor Geral da Mercur; Cristian Cavalheiro, IT & OPs da Getnet e Roberto Tonietto, presidente da Rodoiol.
Com uma história de quase um século, a marca mais conhecida do mercado de borrachas do Rio Grande do Sul e entre as maiores do Brasil, a Mercur, viu no meio ambiente a propulsão dos seus negócios. A busca desenfreada pelo lucro, nas primeiras décadas da empresa, cederam lugar à preocupação com o bem estar social e ambiental.”Antes nosso foco era rentabilizar, maximizar a rentabilidade do capital. Hoje firmamos um compromisso com o todo, com o respeito à diversidade humana”, disse Strussmann.
Marca inovadora no ramo de máquinas de cartão de crédito, a GetNet, vem desenvolvendo inúmeros serviços e investiu pesado em tecnologia, que de acordo com Christian Cavalheiro, o reflexo se dará até 2025 “iremos ao longo dos próximos cinco anos, valer mais de R$ 100bi. Mas o segredo de empreender é saber lidar com gente. A GetNet só chegou onde chegou por que acreditamos em pessoas”, disse.
Com origem em Caxias do Sul, a Rodoil soube nas alternativas e oportunidades de negócios ampliar sua atuação e firmar-se no mercado de combustíveis. Adquirindo empresas concorrentes, focando no cliente e na prestação de serviços de qualidade, a marca se pulverizou pelo Rio Grande do Sul. Para Roberto Tonietto, presidente da empresa “todo o negócio é uma potência. E a gente só se torna, verdadeiramente, uma potência real quando ocorre a valorização do ser humano”, disse.