O método extrajudicial ganha relevância no meio jurídico por conta da eficiência na solução de conflitos e por contribuir com a redução da demanda de ações encaminhadas ao Poder Judiciário. Para aprofundar o debate sobre as questões atuais que envolvem o tema e estimular o avanço da pacificação, a Câmara de Arbitragem da Federasul promove o “Dia Gaúcho da Arbitragem”. O encontro será durante o dia 20 de agosto, no Palácio do Comércio, com início a partir das 8h, quando são esperados advogados, juízes, procuradores, promotores para compartilhar a experiência com destacados palestrantes.
Trata-se de um momento destinado à reflexão sobre temas palpitantes da Arbitragem. Também realça a colaboração entre o Poder Judiciário e a atuação arbitral. Além de estimular a prática dos meios extrajudiciais, o evento insere definitivamente o Rio Grande do Sul no cenário nacional e no mercado arbitral.
Segundo o presidente da Câmara de Arbitragem da Federasul, André Jobim de Azevedo, o Dia Gaúcho evolui na cultura da pacificação e nas formas alternativas de solução de conflitos – hoje tão necessárias e prestigiadas, pelo Poder Judiciário, por orientação do Conselho Nacional de Justiça. “Vamos reforçar a disseminação cultural ao aprofundar as questões da arbitragem com destacados especialistas”, adiantou.