Encontro entre Simone Leite e Luiz Augusto Lara, presidente da ALRS, aconteceu na tarde desta quarta-feira (20)
A presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, acompanhada de Paulo Fritzen, diretor da Federasul, visitaram o Poder Legislativo gaúcho, no fim da tarde de quarta-feira (20). No encontro, que aconteceu no gabinete da presidência do Parlamento, Simone fez questão reconhecer a importância da Casa perante os assuntos que estão na pauta de 2019 e que, se aprovados, irão reposicionar, positivamente, o status econômico do Rio Grande do Sul.
Um dos assuntos discutidos no encontro foi os tocantes às PECs (Propostas de Emendas à Constituição), sobre a privatização das estatais CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), CRM (Companhia Riograndense de Mineração) e Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul). Atualmente a extinção, federalização ou privatização destas empresas, só pode ser viabilizada perante consulta plebiscitária.
No encontro, Simone Leite afirmou que o texto constitucional é dúbio. Segundo ela ”o Executivo é obrigado a consultar a população para extinguir, mas não a ouve para cria-las”. É necessário, de acordo com a presidente da Federasul, que a Assembleia apoie os projetos do Executivo, no tocante a privatização, que terá como consequência, o progresso e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A expectativa é que essas emendas sejam votadas, em Plenário, até o fim do primeiro semestre de 2019.