Em Maria Helena, no noroeste do estado, a família Heck tem dois barrações de frango em funcionamento. Um deles foi instalado há apenas um ano com tecnologia de ponta, investimento de quem acompanha atento o mercado. “O setor vem melhorando, o preço também. Por causa da tecnologia, o animal vem melhor. No momento o melhor negócio é o frango”, destaca a avicultora Marlene Heck.
O barracão tem exaustores, iluminação automática e um sistema de umidificação. Tudo é controlado eletronicamente. Os avicultores também usam a técnica chamada “túnel door”, uma espécie de janelão que ajuda no controle da temperatura. “Ele funciona para controlar a intensidade dos ventos. A qualidades das aves é outra, o conforto é melhor e a produção também”, explica o avicultor Guilherme Heck.
A indústria também tem investido. Um frigorífico de Cianorte, por exemplo, aumentou a produção e espera chegar ao fim desse ano exportando até 30% de tudo o que produz. ” A carne de frango hoje está em alta. Estamos conseguindo aumentar nossas exportações, vendendo de 10 a 15% da produção mensal para outros países. Atendemos bastante o Japão, Hong Kong, a Rússia e os países do Oriente Médio”, destaca o diretor da empresa.
Cianorte é a primeira cidade paranaense no ranking de exportações. A vantagem tem gerado empregos na região. Nos últimos três meses, foram contratatos na cidade pelo menos 300 trabalhadores. “Na minha cidade não tinha emprego, aqui está melhor, até o salário”, diz Daiane Coresma da Silva.
Fonte: G1