Apesar da crise, mercado de exportações se movimenta no paí

Uma das participantes do Projeto Sweet Brasil que está colhendo os resultados desse crescimento é a Docile, de Lajeado (RS). Conhecida pelas marcas Docigoma, Gelatines e Pastille, a empresa possui histórico de exportação para cerca de 50 países. A companhia destina atualmente para exportação o equivalente a 15% do seu faturamento total. Um índice considerado alto, se comparado a cinco anos atrás, quando o foco neste setor estava em 10%.

De olho no mundo – Seguindo as diretrizes do plano de crescimento em exportação para 2018, a companhia inaugura até o final do ano uma fábrica no Nordeste, perto do Porto de Suape (PE) – um dos maiores do País. A planta abrirá novas oportunidades para as exportações da empresa gaúcha. “Esta é uma área que deve se desenvolver cada vez mais para a empresa, independentemente da situação econômica nacional ou mundial”, diz o gerente de exportação, Cristian Ahlert.
Com a nova fábrica, estrategicamente localizada, a Docile já identificou ganho em tempo de trânsito e na competitividade. “Aumentamos a capacidade produtiva para o mercado externo”, ressalta.

Sucesso também no Oriente Médio – Para a Docile, o Oriente Médio é um dos principais destinos atuais de exportação. “Além da paixão pelo Brasil e pelo futebol canarinho, os muçulmanos estão cada vez mais apaixonados pelos candies brasileiros”, comenta.
Três linhas da Docile se destacam mais no mercado externo: a Maxmallows, a Gelatines e a Pastille. Isso porque o mercado de festas no exterior está aquecido e em plena expansão. “Eles adoram as cores. Intensificamos o investimento em melhorias de embalagem, que foram adaptadas para exportação e temos rótulos em inglês, espanhol e árabe. Mudanças visuais para deixar as embalagens mais atrativas também foi outro foco da empresa”, reforça.

A prova da conquista do mercado muçulmano é o certificado Halal, emitido pelo Centro Islâmico no Brasil para produtos, serviços ou linhas de produção, de diversas áreas, quando são preenchidos todos os requisitos de produção. Ele garante mais qualidade e segurança para o mercado muçulmano. “A Docile foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar a certificação”, lembra.
Para obter esses resultados, a participação no Projeto Sweet Brasil foi fundamental. “Sempre trabalhamos mercado interno e exportação, mas estamos intensificando o trabalho no mercado de exportação. Este é um projeto que traz muitos benefícios. A promoção comercial, especialmente, garante muito mais contato com clientes e potenciais clientes. Quando entramos, éramos uma empresa de Lajeado e, hoje, somos uma empresa que olha para o mundo”, finaliza.

Sobre a Docile
A Docile, maior produtora de pastilhas e a segunda no ranking de balas de goma no Brasil, registra uma produção mensal de 2 milhões de quilos. Em seu portfólio, mais de 200 itens que podem ser encontrados em todo o Brasil e em países dos cinco continentes. Apostando sempre na inovação e na evolução da abrangência de seus produtos, a empresa comercializa seis linhas em um portfólio que contempla diversos segmentos: balas de goma, chicles de bola, refrescos em pó, pastilhas, balas de gelatina e marshmallows. Criada em 1991 pelos irmãos Fernando, Alexandre e Ricardo Heineck, de uma família com tradição de mais de 75 anos na fabricação de candies, a Docile possui parques industriais em Lajeado (RS) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Certificada pela BSI Brasil com o selo ISO 9001, busca a melhoria contínua de seus processos e produtos. Site www.docile.com.br

Sobre o Sweet Brasil
O Projeto Sweet Brasil tem como foco a ampliação das exportações do setor, proporcionar o aumento quantitativo e qualitativo de suas vendas internacionais e incentivar e preparar a indústria instalada no Brasil para a exportação, fortalecendo o processo de internacionalização. Atualmente com mais de 100 empresas congregadas, engloba toda a cadeia produtiva nacional, representando 100% do mercado de cacau, 92% do de chocolates, 80% do de amendoim e 70% do de balas e confeitos. O Brasil é o 4º maior produtor de confectionery do mundo e o 6º maior mercado de consumo. Para participar do projeto acesse: http://www.sweetbrasil.org.br/br/participe.

Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.

Fonte: Apex-Brasil

PUBLICADO EM: 28 de setembro de 2015