A abertura da 37ª Convenção Gaúcha de Supermercados (ExpoAgas), nesta terça-feira (21), foi marcada pela entrega do troféu de Supermercadista Honorária 2018 à presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite. A premiação é um oferecimento da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) para homenagear as personalidades que mais contribuíram para o desenvolvimento econômico, político e social do setor supermercadista gaúcho.
A presidente Simone Leite disse que receber a distinção foi uma honra, mas também um desafio. “Eu gostaria de dividir esse prêmio com todas as mulheres que buscam o seu espaço e que lutam por uma vida melhor. Hoje estou aqui representando toda essa classe”, comemorou ao receber o troféu pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, pelo vice-presidente Cláudio Zaffari e pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto.
Ao fazer a entrega, o presidente Antônio Longo frisou o orgulho de premiar, pela primeira vez, uma empresária. “A AGAS acredita nesse novo momento de liderança. É hora das mulheres ocuparem seu devido lugar de igualdade e de destaque na sociedade”, reforçou.
Além de receber a distinção, a presidente da Federasul participou ainda do painel de abertura do evento, junto ao presidente da Farsul, Gedeão Pereira; ao presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn; ao empresário Eduardo Bier Côrrea; ao CEO e fundador da S.A Varejo, Sérgio Alvim; e ao economista Marcos Troyjo.
Em sua fala, Simone comentou sobre a importância em deixar o egoísmo de lado e trabalhar de forma coletiva e voluntária pelo progresso do Estado. “Agora é o momento de transformarmos nossa energia empreendedora em força política. Precisamos nos apropriarmos das decisões e dos debates, senão nada vai melhorar”, frisou.
Seguindo essa linha de mudanças, o presidente da Fecomércio falou sobre o novo sindicalismo, a partir da reforma trabalhista. Elogiando o processo, reforçou que é preciso dar mais liberdade para empreender.
Já Gederão Pereira, lembrou que é preciso valorizar o trabalhador. Trazendo como exemplo o campo, reforçou que o desenvolvimento do setor supermercadista depende de um agricultor, que trabalhe diariamente na essência do alimento.
O empresário Eduardo Bier citou um case de sucesso de empreendedorismo e disse que “a dimensão dos pensamentos e dos sonhos é o único desafio que pode impedir o crescimento”.
Com isso em mente, o CEO e fundador da S.A Varejo, Sérgio Alvim, finalizou dizendo que é fundamental que o empresário busque sempre atualização e conhecimento. “É preciso pesquisar e usar dados a favor do varejo. Conhecer o teu público e trabalhar para ele”, reforçou.
Logo depois da abertura, o economista Marcos Troyjo deu início à palestra “Quais as apostas dos otimistas para o futuro do país?”.
O evento abriu a EXPOAGAS 2018, que deve reunir cerca de 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 23 de agosto. “Nossa expectativa é que a ExpoAgas possa crescer 5% no volume de negócios, o que representaria quase R$ 500 milhões em três dias”, avaliou Longo.