Da esquerda para a direita: o vice-presidente da ACIL, Antônio Righi; a presidente da Federasul, Simone Leite; e o presidente da ACIL, Jairo Zamberlan
Foto: Cristiano Guerra
A presidente da Federasul, Simone Leite, participou, na manhã dessa sexta-feira (18), de um debate sobre a importância das lojas francas (free shops) nas cidades gêmeas de fronteira, em Santana do Livramento. O evento foi parte da programação do 11º Encontro das Associações Comerciais, Industriais, de Serviço e Agricultura do Rio Grande do Sul, promovido anualmente pela ACIL.
Durante o painel, com a presença do administrador Oscar Mario Bentancur; do deputado estadual Frederico Antunes; do deputado federal Marco Maia; e do delegado da Receita Federal Adilson Valente, foi reforçada a importância da nova norma da Receita Federal, publicada em março de 2018, sobre a instalação de lojas francas em 32 municípios brasileiros, sendo 8 em território gaúcho.
Projeto para regulamentar a situação das lojas francas foi apresentado em 2008 no Congresso Nacional e aprovado somente em 2011. Completando dez anos de discussões, a presidente Simone Leite destacou o resultado dessa luta, reforçando que a união de forças é o melhor caminho para um desafio em comum.
O Encontro de ACIs começou com um jantar na noite dessa quinta-feira (17), com a presença do governador do RS, José Ivo Sartori. No início da manhã do segundo dia de evento (18), Pedro Brair, das Farmácias São João, falou sobre empreendedorismo.
Para finalizar o evento, depois do debate sobre a nova realidade dos municípios de fronteira, a presidente Simone Leite conversou com empresários e lideranças da região, fortalecendo a integração do município à Federasul.