A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), a partir da presidente Simone Leite e do vice-presidente de Integração, Rodrigo Sousa Costa, completou 10 edições do tradicional Fórum de Líderes. O evento, que percorre o Estado para integrar associações e incentivar a participação dos municípios, chegou a Cruz Alta, na última sexta-feira (4), reunindo lideranças empresariais de toda a região.
De acordo com os convidados, este é o momento das lideranças ocuparem os espaços e de influenciarem em decisões importantes na base. “A nossa omissão gera prejuízos enormes para a sociedade na qual estamos inseridos. E é por isso que chegou o momento de ocuparmos os espaços de decisão. Nós temos que ser protagonistas nessa história”, destacou a presidente Simone Leite.
Em sua fala, o presidente da ACI de Cruz Alta, Darci Martins, falou sobre a importância de a comunidade sentir-se pertencente a sua cidade. “Para que a mudança aconteça é preciso que a comunidade sinta-se parte de Cruz Alta e tenha real interesse em tratar a cidade como o seu lar, só assim vamos começar a construir a Cruz Alta que queremos para o futuro”, reforçou.
Tendo como objetivo a busca de alternativas para o desenvolvimento de Cruz Alta foram apresentados durante o Fórum dois programas da Federasul que vem ao encontro deste debate: o PRODEL e a Escola de Líderes.
PRODEL
A executiva da Federasul Elaine de Paula fez a apresentação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL) para autoridades locais e regionais. A proposta é ampliar a capacidade econômica do município, a geração de emprego e a qualidade de vida, a partir de uma parceria entre o setor público, o setor empresarial e os não governamentais que trabalham coletivamente e voluntariamente.
Este é um dos projetos elencados pela diretoria da ACI Cruz Alta em seu planejamento de gestão, como meta para ser desenvolvido em Cruz Alta a longo prazo.
ESCOLA DE LÍDERES
A Escola de Líderes também é um projeto da Federasul, que a ACI Cruz Alta pretende trazer para a cidade. O projeto foi apresentado pela advogada e professora Jeanine Benkenstein, que falou também sobre o necessário protagonismo dos empresários.
Voltado para pessoas que desejam ocupar espaços de decisão públicos e privados, a Escola de líderes tem como objetivo preparar e mobilizar lideranças comprometidas com o setor produtivo e que possam promover a ambiência para o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. Interessados em participar devem entrar em contato com a ACI Cruz Alta.
Texto e foto com apoio da Assessoria de Imprensa da ACI Cruz Alta.