Referência Educacional

Objetiva homenagear lideranças e/ou projetos educacionais que impactam de forma expressiva no conhecimento e humanização do povo gaúcho.



Agraciados 2018

Jorge Luís Nicolas Audy - Porto Alegre

Jorge Audy é Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e representante da Universidade na Aliança para Inovação de Porto Alegre. Há 15 anos foi um dos idealizadores do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que atualmente abriga mais de 150 organizações, entre gigantes globais como Microsoft e Apple. É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe comendador, como Personalidade Nacional da área de ciência e tecnologia e coordena a Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, na CAPES/MEC.

Projeto Afroativos EMEF Saint Hilaire - Porto Alegre

É uma iniciativa que visa a conscientização, empoderamento e ressignificação da cultura afro. Cerca de 125 alunos entre 1º e 9º ano protagonizam a luta pela implementação de uma cultura antirracista no cotidiano. O projeto compõe o Currículo Complementar da EMEF Saint Hilaire, em Porto Alegre. A iniciativa permite aos alunos abordarem questões como racismo, empoderamento e padrões sociais e mantém-se através de recursos próprios representando um ato de resistência e esforços coletivos, o que é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. São alunos de uma escola pública, na periferia da cidade, que inspiram, ajudam, libertam e encantam pessoas de todas as idades.

Projeto Escola Aberta do CFJL - Horizontina

Começou como uma feira de ciências da escola e evoluiu para um grande projeto da comunidade. Assim surgiu o Escola Aberta, desenvolvido há mais de 10 anos pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann que incentiva os alunos ao aprendizado de pesquisa científica voltada às melhorias do ambiente em que vivem, com ênfase na tecnologia, inovação e investigação. Durante a pesquisa, os alunos são instigados a buscar melhorias para o bem-estar do ser humano, animais e meio ambiente, tendo como base uma educação científica mais segura e que vise a resolução de problemas reais.