Expressão Cultural

Presta seu reconhecimento a pessoas e/ou projetos culturais que contribuem de forma significativa para o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha.



Agraciados 2019

Carlos Tenius, Escultor - Porto Alegre

Autor de monumentos como o dos Açorianos (1974) e o que homenageia o Marechal Castelo Brando, no Parque Moinhos de Vento (1979), ambos em Porto Alegre, o artista é formado pela Escola de Artes da UFRGS e expõe em coletivas desde 1961, recebendo, em 1962, a medalha de ouro no 19º Salão Paranaense e o título de melhor escultor nacional no 3º Salão de Curitiba.

Escola de Música da OSPA - Porto Alegre

Trata-se da única instituição gratuita voltada à formação de músicos de orquestra no RS. As aulas violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão são ministradas pelos próprios músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A escola tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos.

Porto Verão Alegre - Porto Alegre

A ideia iniciou no verão de 1999/2000. Era para divulgar e vender ingressos das peças de teatro. Os idealizadores do Porto Verão Alegre queriam mostrar que cultura e entretenimento não tiram férias. Na segunda edição foram 15 integrantes da programação e 25 mil espectadores. Neste verão foram 50 mil participantes e mais de três milhões de pessoas pelas redes sociais.