Expressão Cultural

Presta seu reconhecimento a pessoas e/ou projetos culturais que contribuem de forma significativa para o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha.



Agraciados 2018

Ballet Vera Bublitz - Porto Alegre

Criado por Vera Bublitz em 1964, na cidade de Cruz Alta, o Ballet Vera Bublitz atua hoje na Capital, na formação de uma geração de bailarinos e dançarinos que levam a dança para todos os estados brasileiros e também para o exterior. A escola de formação é referência nacional na área de dança clássica, recebendo a todos que desejam estudar ou praticar a arte da dança, a partir de todo seu potencial criador e reflexivo. Além de grandes produções, o Ballet trabalha com intercâmbio entre bailarinos, musicais e programação anual para todas as idades.

Festival Internacional do Folclore – FIF - Nova Petrópolis

Criado por um grupo de amigos, há 45 anos, o Festival Internacional do Folclore reúne, em 17 dias de evento, mais de 70 grupos, 1.500 dançarinos, músicos, artesãos e artistas para valorizar as tradições herdadas pelos antepassados. Em uma mescla de distintas manifestações culturais, o evento acontece em Nova Petrópolis unindo a cultura gaúcha e as tradições germânicas que, preservadas nesta cidade, dão espaço a outras realidades culturais. Serve, assim, como um intercâmbio artístico-cultural, reunindo os grupos folclóricos de cidades gaúchas, de diferentes estados e de países de todos os continentes.

Fundação Bienal do Mercosul - Porto Alegre

Com mais de duas décadas de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou 74 diferentes exposições, que contaram com a participação de quase 1800 artistas, onde expuseram cerca de 5 mil obras, como intervenções urbanas de caráter efêmero e obras monumentais deixadas para a cidade. A Bienal do Mercosul produziu quase 300 mil exemplares de material didático para alunos, professores e instituições de ensino, além de ter gerado em torno de 13 mil empregos diretos e indiretos. Durante todo esse período mais de 6 milhões de pessoas tiveram acesso à arte, seminários, oficinas e cursos de forma totalmente gratuita.