Destaque Comunitário

Pretende destacar lideranças e/ou projetos sociais que contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.



Agraciados 2018

Casa Marta e Maria - Porto Alegre

A Casa Marta e Maria é uma instituição sem fins lucrativos que, há 23 anos, trabalha na recuperação de meninas de 12 a mulheres de 30 anos dependentes de substâncias químicas. Neste período, já foram atendidas mais de 3.500 usuárias, que passaram por processos de desintoxicação, acompanhamento médico e psicológico, aulas de culinária, artesanato e atividades físicas, além de participarem de missas e oficinas de filosofia. A Casa Marta e Maria é um dos poucos espaços no Estado dedicado ao tema e sobrevive de doações e da produção de doces, salgados, pães e bolos feitos na padaria.

Educandário São João Batista - Porto Alegre

Criado em 1939 pela Dra. Déa Coufal, o Educandário São João Batista é uma instituição filantrópica que atende, gratuitamente, crianças e adolescentes com deficiências físicas múltiplas. Além de oferecer um setor de área clínica, com tratamentos como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pediatria e serviço social, o Educandário ainda disponibiliza uma Escola de Educação Especial e Ensino Fundamental Incompleto, voltada ao desenvolvimento dos jovens em atividades escolares. Atualmente, a instituição atende, em média, 177 crianças/mês, tendo realizado 13.037 atendimentos em 2017.

Lapidando Cidadãos – Luis Augusto G. Costa - Vacaria

Com o intuito de difundir o tênis em todas as classes sociais, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade, o projeto foi idealizado pelo Promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa e se tornou realidade através da Associação dos Meninos e Meninas Assistidos-AMMA. A proposta do programa é transmitir valores aos pequenos cidadãos e incentivar o engajamento, a integração e o desenvolvimento de toda a sociedade, de forma lúdica através do esporte. O foco do projeto é a transformação social e o progresso da comunidade em conjunto.